Agricultores do Sul do Maranhão reagem contra novo imposto criado pelo governo do Estado

O governo do estado acabou criando uma contribuição detendo sobre a venda de soja e milho do Sul a medida passa a valer a partir de março do ano que vem segundo o projeto de lei os recursos arrecadados com essa nova contribuição serão administrados pelo fundo Estadual de Desenvolvimento Industrial e de Infraestrutura do Maranhão e serão aplicados na recuperação de rodovias federais na construção de aeroportos e outros serviços.

Agricultores e empresas ligadas ao agronegócio reagiram contra a cobrança. Para cada saca de 60kg de soja, o agricultor teria que pagar pelo menos R$ 2,10. O impacto sobre a produção que hoje chega perto de 3 milhões de toneladas de grãos, seria de pelo menos 120 milhões de reais.
O agricultor Mauro Mendes, que plantou quase 7 mil hectares de soja, diz que o novo imposto praticamente acaba com a rentabilidade.

“Três por cento no parece ser muito, mas se pegar no montante total de produção, três por cento significa em quase vinte por cento do lucro que teria. Isso vem decepcionar um pouco a gente, o governo do estado em relação a isso e afeta a cadeia produtiva como um todo.”
 Afirma.

A Associação dos Produtores de Soja do Maranhão (APROSOJA) alega que os custos da agricultura aumentaram quase 20% nós últimos 12 meses. Com o imposto os agricultores podem ficar em situação complicada.

“Já não há lucro hoje, se você estimar essa safra aí que nós temos perca com clima, replantio e tudo mais, o custo ficou mais alto. Então a gente calcula que vamos ter que pagar dobrado esse imposto porque hoje nós não conseguimos pagar mais nada, porque não estamos tendo renda se esse imposto a vigorar, que a gente espera que não vigore, hoje tomaria no mínimo 25% de lucro em 55 sacas de soja.”
 Afirma o presidente da APROSOJA/MA, José Carlos de Paula.

A Secretaria de Estado da Fazenda informou que trata-se de uma contribuição semelhante as criadas em outros estados, com fim específico de recuperação e construção de estradas que são utilizadas pelo agronegócio para escoar a produção.

Recomendado para você

Author: Redação Tuntum

Redação Tuntum News últimas notícias do Tuntum News, notícias de última hora e notícias atuais, além de notícias do blog de Tuntum Maranhão, Brasil e do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *